Apego X Desapego
- hvcalbino
- 24 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabe o que é desapego? Sabe o que é apego? Sabe se é uma pessoa apegada? Sabe se é uma pessoa desapegada? Já parou para refletir sobre isso?
Desapego é o contrario do apego. O apego diz respeito a pessoas que são apegadas em demasiado por idéias, fatos ou pessoas. São pessoas que tem muitos pensamentos como: Não consigo ficar sem você; Não posso ficar sem fazer isso; É assim que eu penso e ponto final. Os apegados são pessoas que ao longo da caminhada existencial, desenvolveram principalmente o apego emocional em relação a algo ou alguém. Não conseguem decidir nada sem a aprovação do outro.
Escolher essa atitude de apego perante os acontecimentos é viver de forma inflexível, se esquecendo que a vida é impermanente, ou seja, está em constante movimento e mudança. Hoje estamos convivendo com determinadas pessoas e vivendo determinados acontecimentos em nossas vidas, mais isso pode mudar de uma hora para outra.
O desapego de forma saudável seria aquele em que a pessoa desenvolve relações mais autenticas em relação aos acontecimentos da vida. Seria a aceitação das mudanças constantes, seria entender que o outro faz suas próprias escolhas, e que essas escolhas podem não ser de acordo com o que ele deseja. Dessa forma, o desapegado já conseguiu trabalhar as expectativas depositadas em si mesmo e no outro.
A pessoa desapegada consegue lidar com as perdas de forma mais saudável, conseguindo assim, analisar as emoções que está sentindo e entender que as circunstâncias podem mudar, e está tudo bem, pois ela continua sendo ela mesma, e pode enfrentar com autonomia e autenticidade as novas situações que vão surgindo em sua existência.
Viver em constante apego a fatos e pessoa faz com que os indivíduos vivam muito mais no passado do que no presente. Ao contrario da pessoa que vive desapegada, que consegue conquistar a ampliação da consciência de si mesmos e em conseqüência, vivencia o crescimento da autonomia no sentir, pensar e agir.

Podemos e devemos conquistar a atitude do desapego. Para isso, precisamos desenvolver o conhecimento de nós mesmos!
Comentários